Notícias


Senado participa da campanha Março Azul-Marinho

04 de Março de 2023



Senado Federal

Será realizada durante o mês de marc?o, em todo o territo?rio nacional, a campanha "Março Azul 2023", com o tema "Sau?de e? prevenc?a?o. Cuide de voce?, evite o ca?ncer de intestino”. O Senado Federal foi convidado para participar da mobilização e prestará apoio na divulgação de informações sobre prevenção e rastreio da doença.

Em uma ação conjunta da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, da Sociedade Brasileira de Coloproctologia e da Federac?a?o Brasileira de Gastroenterologia, será realizada durante o mês de marc?o, em todo o territo?rio nacional, a campanha "Março Azul-Marinho 2023", com o tema "Sau?de e? prevenc?a?o. Cuide de voce?, evite o ca?ncer de intestino”.

O objetivo da iniciativa é incentivar o diagno?stico precoce e o tratamento do ca?ncer colorretal já nos primeiros estágios da doença por meio da prevenc?a?o prima?ria e secunda?ria. Segundo especialistas, este tipo de ca?ncer, que atinge o intestino grosso e o reto, e? um dos tumores malignos mais frequentes no mundo e um dos mais letais. Fora condições genéticas e hereditárias, sedentarismo, obesidade,  carne vermelha em excesso, consumo regular de álcool e tabaco e baixo consumo de fibras, frutas e vegetais, podem estimular o aparecimento da doença. O Presidente da Federação Brasileira de Gastroenterologia, Sérgio Pessoa, destaca a importância da prevenção. 

Pode ser prevenida a partir da pesquisa de sangue oculto nas fezes e realização de colonoscopias, principalmente em indivíduos com mais de 50 anos. E é uma doença também que pode ter diagnóstico precoce. É importante citar que quando se faz o diagnóstico precocemente, essa doença tem taxas de cura de até 80%. O Senado Federal foi convidado para participar da mobilização e prestará apoio na divulgação, em suas redes sociais e canais de comunicac?a?o institucionais, das peças e realeases alusivos a? Campanha Nacional. No ano passado, foi votado pelos senadores um projeto que estabelece em lei o mês de março como o Mês de Conscientização sobre o Câncer de Cólon e Reto. Em Plenário, o senador Nelsinho Trad, do PSD de Mato Grosso do Sul, que é médico, alertou sobre os sintomas que estimulam esse tipo de cancêr.

É preciso ficar de olho nos sintomas da doença, que muitas vezes são negligenciados: sangramento nas fezes; alteração do hábito intestinal, alternando intestino solto, como diarreia, e prisão de ventre; dor ou desconforto abdominal; fraqueza; anemia; perda de peso sem causa aparente; alteração no formato das fezes; massa tumoral abdominal; dentre outros.

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.


« Voltar