Notícias


Especialistas em saúde mental dão dicas sobre como reagir a notícias trágicas sem entrar em depressão

01 de Agosto de 2022



Extra

Crise econômica. Pandemia. Ataques à democracia. Aquecimento global. Guerra. Violência, muita violência. O mundo não dá trégua, e o noticiário também não. Mas, às vezes, a sequência de notícias duras provoca uma sensação de desânimo que pode afetar a saúde mental de algumas pessoas. Uma vez que não dá para fingir que as coisas não estão acontecendo e se manter informado é absolutamente essencial nos dias de hoje, é preciso desenvolver ferramentas para lidar com tudo isso da melhor forma.

Uma pesquisa da Associação Americana de Psicologia feita em 2017 mostrou que mais de 50% dos americanos diziam se sentir estressados, ansiosos, cansados e com dificuldades para dormir em razão das notícias ruins. De lá para cá, não há motivos para imaginar que o cenário tenha melhorado, pelo contrário. 

De acordo com o psicólogo Stélios Sdoukos, da The School of Life, o noticiário pode contribuir para deixar a pessoa mais pessimista e ansiosa, aumentando sintomas depressivos. O vínculo não é, necessariamente, direto, no entanto, o contexto de desesperança interfere.

— As pessoas se sentem cada vez mais afetadas pelas notícias, como crimes hediondos como o do médico que estupra pacientes ou de um homem que mata a família toda. Não há como ficar indiferente. Hoje estamos expostos às notícias o tempo todo e precisamos desse contato para entender o que está acontecendo ao nosso redor. Mas o mal-estar é legitimo porque é coerente com aquilo a que somos expostos, ser afetado mostra que nossa humanidade está presente — explica Sdoukos.

Se você é uma das pessoas que anda desanimada com as notícias, veja como lidar com elas de forma positiva:

Aceite o mal-estar

Você fica sabendo de um crime chocante pelo jornal ou pela TV. Sente um aperto no peito, revolta ou tristeza. De acordo com o psiquiatra Ricardo Krause, presidente nacional da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil e Profissões Afins (Abenepi) a solução não é ignorar esses sentimentos.

— É preciso se permitir sentir as emoções. As pessoas associam emoção ao descontrole e acham que é algo ladeira abaixo, como se ficar triste em um momento significasse ficar deprimido ou desesperado depois. Então, fazem de conta que não estão sentindo nada. Mas não é assim. Quando você não trata da coisa no início, ela progride — explica o médico, salientando que o uso abusivo de álcool e drogas muitas vezes vem dessa tentativa de mascarar os sentimentos.

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.


« Voltar