Notícias
Guia do filtro solar: como escolher o produto certo neste verão
22 de Dezembro de 2021
R7
A exposição ao sol — especialmente agora durante o verão — sem a proteção adequada da pele pode causar danos imediatos, como queimaduras, ou de longo prazo, como câncer. Por isso é fundamental reforçar nesta época do ano a importância do uso correto do filtro solar.
Durante todo o ano, o Brasil tem alta incidência de radiação UV (ultravioleta), que, obviamente, se intensifica no verão, podendo chegar a níveis perigosos.
Segundo a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), foram registrados 205 mil novos casos de câncer de pele no país entre 2013 e 2021. Queimaduras de sol ao longo da vida aumentam significativamente o risco desses tipos de tumor no futuro.
A prevenção envolve o uso de filtro solar sempre que se estiver ao ar livre, especialmente em ambientes como praia e piscina, e a exposição ao sol de forma comedida.
"Existe uma falsa ideia de que o câncer de pele é um cancerzinho, mas não é. O melanoma tem índices de letalidade razoavelmente altos. E os outros, apesar de não serem tão letais, têm o que a gente chama de alta morbidade. Desfiguram as pessoas, e é preciso fazer cirurgias que muitas vezes as deixam esteticamente disfuncionais porque não se cuidaram. A fotoproteção é um fator-chave para evitar o câncer de pele", alerta o médico Sérgio Schalka, especialista da SBD e coordenador do Consenso Brasileiro de Fotoproteção.
Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.