Notícias


Estudo confirma eficácia do Método Wolbachia para dengue

11 de Junho de 2021



Fio Cruz

Publicados na revista científica The New England Journal of Medicine, os resultados de um ensaio clínico randomizado (RCT, sigla em inglês) apontaram uma redução de 77% dos casos de dengue nas áreas que receberam o mosquito Aedes aegypti com Wolbachia, em Yogyakarta, na Indonésia. Trata-se da mesma técnica utilizada no Brasil pelo Método Wolbachia, iniciativa conduzida no país pela Fiocruz. 

O estudo também revela redução de 86% das hospitalizações nas áreas tratadas com Wolbachia e a comprovação de que a eficácia do método é equivalente para todos os quatro sorotipos de dengue. “Este resultado demonstra como a Wolbachia pode ser um novo método para o controle da dengue que é seguro, sustentável e eficaz, exatamente o que a comunidade global precisa”, destaca Cameron Simmons, pesquisador da Universidade de Monash, na Austrália, e um dos coordenadores do estudo.

O ensaio foi realizado em uma área onde vivem cerca de 312 mil pessoas e que foi dividido em 24 clusters de tamanhos semelhantes, sendo que 12 delas receberam os Aedes aegypti com Wolbachia. A escolha das áreas que receberam a intervenção foi aleatória. Em todos os clusters, o trabalho de rotina de controle de dengue continuou a ser feito normalmente pelas autoridades locais de saúde. 

No total, 8.144 participantes com idades entre 3 a 45 anos que se apresentaram a uma das 18 clínicas de atenção primária com quadro agudo de febre indiferenciada, com duração de 1 a 4 dias, foram investigados. Foi utilizada a metodologia de caso negativo para medir a eficácia da Wolbachia na redução da incidência de casos de dengue confirmados ao longo de um período de 27 meses. 

De acordo com a pesquisadora da Universidade de Gadjah Mada, na Indonésia, e co-coordenadora do estudo, Adi Utarini, “o país tem mais de 7 milhões de casos de dengue todos os anos. O sucesso experimental permite expandir nosso trabalho por toda a cidade e nas áreas urbanas vizinhas. Nós acreditamos que há um futuro possível em que os cidadãos da Indonésia poderão viver livres da dengue”. 

 

Para ler a matéria na íntegra, cliqeu aqui.


« Voltar