Notícias


Câncer afeta hoje mais de 15 milhões de pessoas no mundo por ano

20 de Novembro de 2020



Coração e vida

De acordo com estimativa do Inca (Instituto Nacional do Câncer), para 2016, o câncer deve representar a segunda causa de morte na população brasileira, com 25 mil vítimas e cerca de 600 mil novos casos anuais, principalmente de pele do tipo não melanoma, de próstata e de mama.

O câncer já superou as doenças cardiovasculares como maior causa de morte em 476 das 5.570 cidades brasileiras, mostra levantamento feito recentemente pelo jornal O Estado de S. Paulo nas estatísticas de mortalidade de 2014, as mais recentes publicadas pelo Datasus.

Em todo o País, os problemas do aparelho circulatório, como enfarte e AVC, ainda são os responsáveis pela maioria dos óbitos, mas o número de vítimas dos tumores cresce em maior velocidade.

Em 2014, as doenças cardiovasculares mataram 340.284 pessoas no País, 36% a mais do que há 20 anos, quando 249.613 foram vítimas do problema. Já os óbitos por câncer passaram de 103.408 para 201.968 no mesmo período, uma alta de 95%.

Prevenção
A prevenção e a detecção precoce são as maiores armas contra a doença, além da adoção de pequenos hábitos diários, como se alimentar corretamente e praticar atividades físicas.
Segundo o Inca, estudos apontam fortes evidências entre o excesso de peso e o desenvolvimento dos seguintes tipos de cânceres: cólon e reto; mama (na pós-menopausa), ovário, próstata, esôfago, pâncreas, rim, corpo do útero, vesícula biliar e fígado. Os quatro primeiros estão na lista dos mais incidentes no Brasil.

Já o tabagismo é responsável por cerca de 30% das mortes por câncer. O principal câncer associado ao tabagismo é o de pulmão.

 

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.


« Voltar