Notícias


Coronavírus: o que podemos aprender com a única erradicação de doença infecciosa no mundo

15 de Junho de 2020



R7

Foi uma das doenças mais temidas do mundo e estima-se que, somente no século 20, tenha causado cerca de 300 milhões de mortes. Trata-se da varíola, uma infecção altamente contagiosa causada por um vírus transmitido principalmente pela inalação das gotículas que uma pessoa infectada expele pelo nariz ou pela boca.

Seus sintomas incluíam febre e fadiga. Mas sua principal característica é a erupção cutânea cujas manchas se transformavam em pústulas que formavam cicatrizes e deixavam aqueles que conseguiam sobreviver com terríveis desfigurações. Outros ficavam cegos devido a ferimentos causados pela infecção nas córneas.

A varíola era fatal em até 30% dos casos. Mas, depois de pelo menos 3 mil anos em que esta infecção circulou pelo mundo, a varíola foi oficialmente declarada erradicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1980.

Assim, tornou-se a única doença humana que foi erradicada e, para especialistas, um dos maiores êxitos da saúde pública global. "Foi um tremendo sucesso", diz o professor Paul Fine, especialista em epidemiologia de doenças transmissíveis da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, à BBC News Mundo, o serviço em espanhol da BBC.

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.


« Voltar