Notícias


Planejamento estratégico em pauta na COOMEB

14 de Novembro de 2018



Para consolidar cada vez mais as boas práticas cooperativistas, dirigentes, cooperados e colaboradores da Cooperativa de Médicos do Brasil (COOMEB) receberam o curso de planejamento estratégico e identidade corporativa. Em parceria com o Sescoop/PE, o curso foi pensado diretamente para a cooperativa, que necessitava definir pontos importantes para a condução do bom trabalho. Com o auxílio do consultor em cooperativas, Welton Nascimento, foi possível construir, com o plantel da COOMEB, qual a visão, missão e valores que pautarão o plano de atividades.

O trabalho recebido na COOMEB tinha por objetivo a construção participativa do conteúdo estratégico já visando as atividades de 2019. Já dentro da identidade corporativa, Welton reuniu toda a equipe para debater a marca gráfica, o ambiente de produção e o porttfólio de produto.

Porém, um dos pontos de maior relevância foi na montagem da missão e visão da cooperativa. Em meio à consultoria, Welton explicou ao público que a missão é a estrutura de fomentação do empreendimento. Lá fica evidenciado a motivação de existência do negócio e o que a atividade primária deseja executar. Após amplo debate, ficou acertada que a missão teria como estrutura “Viabilizar o acesso do cooperado ao mercado de trabalho, contribuindo com o desenvolvimento econômico, profissional e social de seus sócios, oferecendo à sociedade serviços médicos de qualidade”.

Com a missão já estabelecida, foi o momento de identificar a visão cooperativista, que configura na visualização de futuro de onde a COOMEB deseja chegar. Para Welton, esse tópico sempre deve ser realista, palpável e prático. A partir daí a equipe da cooperativa definiu a visão como “Ser reconhecida pelos cooperados e clientes como instrumento de desenvolvimento econômico e social pela prestação de serviços médicos de qualidade”. Além dessa atividade, as palavras-chave pontuadas como valores do negócio, que irão marcar a operacionalização da cooperativo são “Ética, profissionalismo, respeito, transparência, igualdade de direitos e deveres, qualidade”.

Para o presidente da cooperativa, Giovanni Rattacaso Filho, essa atividade de definição auxiliará a COOMEB durante as atividades que estão chegando em um futuro próximo. “De extrema importância esse tempo de definição. Com esses detalhes acertados, podemos estruturar de uma melhor forma o planejamento estratégico de 2019 e executar as ações de modo mais transparente e rápido, facilitando a implantação de uma boa cultura organizacional”, esclareceu.

As palavras de Giovanni foram fortalecidas por Welton, que vê a formação do plano estratégico como fundamental para qualquer empreendimento cooperativista. “Foi possível analisar aqui como a equipe é comprometida com os propósitos organizacionais e disposta a implementar novas formas de análise de gestão. Com a parte estratégica já definida, será possível mensurar metas palpáveis e analisar o desempenho das atividades de forma orgânica”, comentou o consultor.

 


« Voltar