Notícias


COOMEB comemora Dia de Cooperar

27 de Agosto de 2019



O dia foi de muita festa para cerca de 150 crianças, estudantes da Escola Municipal Engenheiro Ednaldo Mirando, localizado no bairro da Encruzilhada. Dirigentes e colaboradores da COOMEB foram até o local para comemorar o Dia de Cooperar, o Dia C. Entre os representantes da cooperativa estavam a colaboradora do setor administrativo, Sandra Medeiros, acompanhada do secretário-geral da entidade, Giovanni Rattacaso Filho.

Essa foi a primeira vez que a escola recebeu uma ação do Dia de Cooperar. Porém, a instituição já vem praticando ações educativas que envolvem atividades cooperativistas durante todo o ano letivo. De acordo com a gestora pedagógica do centro de ensino, Márcía Araújo, é comum os alunos ganharem as ruas dos bairros da Zona Norte para conscientizar as pessoas de como fazer uma cidade melhor.

“De forma cotidiana, fazemos toda uma coleta de lixo, falamos com os moradores do bairro para tentar conscientizar da importância da preservação do meio ambiente. Os alunos fazem isso de uma maneira muito organizada e sincera. Também trabalhamos a questão das atividades em parceria, onde mostramos que a competitividade não é uma boa prática pedagógica”, salientou a gestora da escola.

Dentro de uma das salas de aula, o secretário geral da COOMEB falou a importância da do Dia C, além da importância do cooperativismo dentro da escola. Além das palavras, ele presenteou cada estudante com um lápis com algumas sementes de plantas da região, que podem ser colocadas na terra após o uso completo do material didático.

“O Dia de Cooperar é uma grande festa que lembramos à sociedade que o movimento cooperativista é forte e está presente em todas as formas de governo, e que tem no sétimo princípio o foco na comunidade. Comemorar essa data com as pessoas é um dever que nos fortalece como cooperativa", comenorou Giovanni.


« Voltar