Notícias


Surto de sarampo: saiba mais sobre sintomas, contágio e tratamento

31 de Julho de 2019



ESTADÃO

O Estado de São Paulo contabiliza 484 casos de sarampo em 2019, até a metade de julho, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde. Desse total, 363 foram registrados na capital, quantidade que vem crescendo a cada nova semana. Para tentar conter o avanço do vírus, os órgãos de saúde se mobilizaram para reforçar a campanha de vacinação contra a doença, especialmente foca nos jovens. O Estado separou perguntas comuns sobre o tema e mostra, a seguir, respostas apresentadas por especialistas sobre o sarampo.

O que é o sarampo?
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa.

Qual a diferença entre sarampo e catapora?
A Catapora é uma doença infecciosa, altamente contagiosa, mas geralmente benigna, causada pelo vírus Varicela-Zoster, que se manifesta com maior frequência em crianças e com incidência no fim do inverno e início da primavera. Em crianças, geralmente é benigna e autolimitada. Em adolescentes e adultos, em geral, o quadro clínico é mais exuberante.

Como acontece a transmissão do sarampo? A doença é contagiosa?
A transmissão do sarampo ocorre de forma direta, por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. A transmissão ocorre de quatro a seis dias antes e até quatro dias após o aparecimento do exantema. O período de maior transmissibilidade ocorre dois dias antes e dois dias após o início do exantema.

 

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.


« Voltar