Notícias


Cientistas conseguem transformar sangue tipo A em doador universal

20 de Junho de 2019



minhavida.com.br

Uma equipe liderada por Stephen Withers, um biólogo químico da Universidade da Columbia Britânica (UBC) em Vancouver, no Canadá, conseguiu transformar o sangue tipo A - segundo mais comum -, em um doador "universal", ou seja, qualquer pessoa que possui outro tipo sanguíneo pode receber transfusão sem nenhum risco à saúde. O estudo foi publicado na Science. O grupo de tipos de sanguíneo são: A, B, AB ou O. Quando um paciente tipo A doa para um paciente tipo B, por exemplo, os antígenos do sangue faz com que o sistema imunológico mate os glóbulos vermelhos.

Por outro lado, as células do tipo O precisam desses antígenos e isso ajuda na transfusão de sangue para todos os outros tipos, tornando-se assim universal. Por isso que a descoberta pode ser um grande avanço. O estudo foi realizado com objetivo de aumentar o suprimento de sangue universal. Para isso, os cientistas tentaram transformar o tipo A, "removendo seus antígenos definidores". Mas não tiveram 100% de sucesso, porque as enzimas conhecidas capazes de remover os glóbulos vermelhos dos açúcares ofensivos não são suficiente para trabalhar de forma econômica.

Após 4 anos de tentativas para melhorar essas enzimas, os pesquisadores decidiram procurar uma melhora entre as bactérias intestinais humanas. Isso porque, alguns desses micróbios se prendem à parede do intestino, e se alimentam dos combos de açúcar e proteína chamados mucinas que o revestem. Os açúcares das mucinas são parecidos com os que definem os tipos dos glóbulos vermelhos.

De acordo com a pesquisa, em seguida, os cientistas isolaram os genes específicos que codificam duas enzimas bacterianas capazes de remover os principais componentes do antígeno A. Desta forma, foi possível alcançar um resultado positivo.

 

Para ler o material na íntegra, clique aqui.


« Voltar