Notícias
Como cuidar da saúde da pele
07 de Agosto de 2023
Medicina da pele
As dúvidas sobre como cuidar da saúde da pele trazem sempre muitas pessoas aos consultórios dermatológicos. A pele é o maior órgão do corpo e o mais exposto, mas, paradoxalmente, muitas vezes, os cuidados preventivos relacionados a uma pele saudável são negligenciados e só valorizados se associados a possível ganho estético.
Serão abordadas algumas dúvidas relacionadas ao cuidado da pele que são mais frequentemente questionadas pelos pacientes que procuram a Medicina da Pele.
Como cuidar da saúde da pele em passos simples
Proteção solar
Passar protetor solar é a melhor forma de evitar o envelhecimento da pele, causado, em grande parte, pela exposição inadequada ao sol durante a vida. É claro que a pele envelhece de qualquer maneira, por conta de fatores fisiológicos e fora de nosso controle, mas a proteção contra os raios ultravioleta (UV) já demonstrou que adia esse processo.
Os raios UV penetram na pele e danificam as fibras elásticas, contribuindo para o surgimento das rugas e também respondem pelo surgimento de manchas nas mãos, no rosto, nos braços e em outras áreas frequentemente expostas.
Proteger-se com filtro solar, chapéus, óculos de sol e roupas adequadas, além de evitar o envelhecimento, também previne o câncer de pele. Evitar o sol nos horários considerados perigosos, entre as 10h e as 16h, e reaplicar o produto a cada duas horas quando estiver em áreas de grande exposição solar, são medidas importantes.
Limpeza
A pele do rosto, por ficar mais exposta, merece cuidado especial e utilizar o produto adequado à cada tipo de pele é de fundamental importância. Podemos destacar, de forma simples, dois tipos de pele que merecem produtos completamente diferentes: as sensíveis e as oleosas/acnéicas. As peles sensíveis ou sensibilizadas por algum tratamento devem receber produtos suaves e com pouca detergência, para evitar mais ressecamento e mais sensibilidade. Já as peles oleosas, frequentemente com acne associada, necessitam de produtos mais adstringentes, com maior capacidade de remoção da oleosidade. Os produtos esfoliantes (com partículas sólidas) devem ser usados, no máximo, uma a duas vezes por semana.
Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.