Notícias


Quem pode doar leite? Como extrair? Existe quantidade mínima para doação? Confira as 10 perguntas e respostas mais frequentes

26 de Maio de 2023



Governo do Brasil

O leite humano pode salvar vidas. Ele é capaz de ampliar as chances de recuperação de recém-nascidos prematuros e de baixo peso. Para incentivar a doação e estimular mulheres que amamentam e podem doar seu leite, o Ministério da Saúde lançou a Campanha Nacional de Doação de Leite Humano. Confira, abaixo, as respostas paras as principais dúvidas sobre a doação:

  • Quem pode doar leite materno?

Toda mulher que amamenta é uma possível doadora. Basta ser saudável e não tomar medicamentos que interfiram na amamentação.

  • Existe quantidade mínima para doação?

Qualquer quantidade de leite humano pode ajudar bebês internados em unidades neonatais a terem melhor recuperação e uma vida mais saudável. Dependendo do peso do recém-nascido, apenas 1 ml já é suficiente para nutri-lo a cada refeição.

  • É possível extrair o leite materno em casa?

Sim. O leite materno pode ser extraído em casa e armazenado em frascos de vidro com tampas plásticas previamente esterilizados.

  • É possível extrair diretamente no Banco de Leite?

A extração de leite humano pode ser realizada nos Bancos de Leite Humano, Postos de Coleta de Leite Humano ou a doadora pode realizar a extração no seu domicílio, seguindo todas as orientações de higiene e armazenamento dadas pelos profissionais de saúde.

  • Qual a maneira correta para a extração de leite humano em casa?

- Escolha um local limpo, confortável e tranquilo;

- Massageie as mamas com as pontas dos dedos, fazendo movimentos circulares no sentido da parte escura (auréola) até o corpo;

- Segure a mama com a mão em formato de “C”;

- Firme os dedos e empurre para trás, em direção ao corpo;

- Aperte o polegar contra os outros dedos até sair leite;

- Despreze os primeiros jatos de leite ou gotas;

  • Posicione o frasco debaixo da auréola e inicie a retirada do leite da mama

 

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.


« Voltar