Notícias


Osteoporose: por que fumar e beber aumentam o risco da doença

14 de Maio de 2019



VEJA

Já é sabido que alguns hábitos do dia a dia aumentam o risco de desenvolver diversas doenças, incluindo a osteoporose – condição que deixa os ossos fracos e quebradiços. Entre os hábitos que podem tornar o indivíduo mais propenso a desenvolver esse problema ósseo estão o tabagismo e o alcoolismo. Apesar disso, pouco se sabe a respeito dos mecanismos envolvidos nesse enfraquecimento. Recentemente, pesquisadores americanos descobriram um mecanismo celular capaz de explicar porque esses hábitos interferem na saúde dos ossos.

De acordo com o estudo publicado no FASEB Journal, o consumo de álcool e cigarro pode ativar uma célula do sistema imunológico, levando-a a se transformar em outra modalidade de célula cuja função é reabsorver os ossos. Esse processo é desencadeado quando a mitocôndria, parte da célula responsável pela respiração celular, fica sob stress – o que, segundo a equipe, é o que provavelmente acontece no organismo ao fumar e beber.

Reabsorção óssea

Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores realizaram experimentos em células de camundongos cultivadas em laboratório. O foco da análise estava nos macrófagos (células responsáveis por absorver corpos estranhos no organismo). As observações mostraram que quando os macrófagos são danificados por uma determinada enzima, eles liberam moléculas sinalizadoras que desencadeiam inflamações e induzem as células a se “transformarem” em osteoclasto – responsável pela reabsorção óssea.

 

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui


« Voltar