Notícias


Ministério da Saúde realiza primeira reunião do Grupo de Trabalho de Vigilância em Saúde

13 de Fevereiro de 2023



Ministério da Saúde

Para realinhar o contato com estados e municípios e fortalecer a gestão tripartite da saúde, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA/MS) realizou a primeira reunião do Grupo de Trabalho de Vigilância em Saúde (GTVS), com pautas voltadas às coberturas vacinais.

Durante a reunião, também foram discutidas a implementação da Política Nacional de Vigilância em Saúde, assim como as estratégias de combate e controle das arboviroses e os sistemas de informação do Ministério da Saúde.

Para a secretária da SVSA, Ethel Maciel, o Grupo de Trabalho é o momento ideal para o compartilhamento de informações entres os entes federados. “A realização da primeira reunião de nosso grupo com representantes dos territórios, tanto colabora com nosso trabalho, como identifica e nos atualiza da realidade do que acontece na ponta, além de permitir que tenhamos mais clareza nas nossas discussões para as reuniões da Comissão Intergestora Tripartite”, disse.

Na pauta de imunização, o diretor do Departamento de Imunização e Doenças Imunopreviníveis da SVSA, Eder Gatti, ressaltou a importância do Conass e Conasems na discussão sobre as estratégias de vacinação contra a covid-19 em 2023 e no aumento das coberturas vacinais com uso efetivo da comunicação. “Temos que mobilizar a sociedade pela importância da vacina e provocar o aumento da confiança na vacinação. Para isso, serão necessárias ações de comunicação alinhadas com os territórios”, afirmou.

“A reaproximação da SVSA com os estados e municípios é fundamental para a realização de ações e campanhas, além de podermos verificar as melhores estratégias para cada localidade. Precisamos resgatar o Programa Nacional de Imunizações levando a informação para população que a vacina é segura e falando dos riscos de não se vacinar”, afirmou Nereu Mansano, representante do Conass.

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.


« Voltar