Notícias


Jarbas Barbosa é eleito o novo diretor geral da Opas

03 de Outubro de 2022


Conselho Nacional de Saúde

O médico brasileiro Jarbas Barbosa da Silva Jr. é o novo diretor geral da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). Ele foi eleito para o cargo pelos Estados Membros da Opas, durante a 30ª Conferência Sanitária Pan-Americana, realizada nesta quarta (20/09), em Washington (EUA), com a presença de ministros e autoridades de saúde das Américas.

Doutor em Saúde Pública, Barbosa é atualmente o diretor adjunto da Opas, onde liderou os esforços da Organização para aumentar o acesso equitativo às vacinas contra a Covid-19 e melhorar as capacidades regionais para produzir medicamentos e outras tecnologias de saúde. Jarbas Barbosa será o sucessor de Dra. Carissa F. Etienne de Dominica, que lidera a Opas desde 2012. Ele terá um mandato por cinco anos, com início em 1º de fevereiro de 2023.

Jarbas Barbosa é formado em medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com especialização em Saúde Pública e Epidemiologia pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Rio de Janeiro. Possui mestrado em Ciências Médicas e doutorado em Saúde Pública pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em São Paulo.

Sua carreira profissional no campo da saúde pública começou em 1982, quando iniciou seu trabalho na Secretaria de Saúde do estado de Pernambuco, onde foi nomeado coordenador do Programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis e HIV/Aids. Depois, atuou como secretário municipal de Saúde em Olinda e, em seguida, como secretário de Saúde de Pernambuco.

Antes de ser nomeado subdiretor da Opas/OMS, Barbosa foi diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de julho de 2015 até julho de 2018, depois de trabalhar desde 2011 no Ministério da Saúde, primeiro como secretário de Vigilância em Saúde e, posteriormente, como secretário de Ciência, Tecnologia e Suprimentos Estratégicos.


De 1997 a 2003, Barbosa ocupou o cargo de diretor do Centro Nacional de Epidemiologia do Brasil (Cenepi), onde liderou o Sistema Nacional de Vigilância, Prevenção e Controle Sanitário do país. Em 2007, ingressou na Opas como gerente de Vigilância em Saúde e Manejo de Doenças, cargo que ocupou até abril de 2010.

 

Para ler a  matéria na  íntegra, clique aqui.


« Voltar