Notícias


Comissão Regional da OPAS avalia status da eliminação do sarampo no Brasil

20 de Setembro de 2022



Biblioteca Virtual em Saúde

A Comissão Regional de Monitoramento e Reverificação da Eliminação do Sarampo, Rubéola e Síndrome da Rubéola Congênita realizou reunião e visita técnica para conhecer de perto as ações realizadas pelo Brasil para interrupção do surto de sarampo que ocorre no país desde 2018.

Os especialistas independentes que compõem o grupo, em conjunto com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Câmara Técnica Nacional de Reverificação da Eliminação do Sarampo, Rubéola e Síndrome da rubéola, discutiram com as autoridades de saúde brasileiras os desafios para recuperar o status de eliminação do sarampo. Também foram feitas recomendações ao ministro da Saúde e às equipes técnicas para que o Brasil fique uma vez mais livre da transmissão autóctone (que ocorre dentro do território nacional) do vírus causador dessa doença.

O país havia eliminado o sarampo em 2016. Porém, a combinação de casos importados com a baixa cobertura vacinal levou a um surto da doença. Desde então, o Ministério da Saúde, os estados e os municípios brasileiros têm buscado, em parceria com a OPAS, fortalecer e integrar ações de vigilância epidemiológica, laboratório, vacinação, atenção primária, comunicação e mobilização social e comunitária.

Como resultado desse esforço, houve redução da incidência de sarampo nos últimos três anos. Em 2019, foram notificados 20.901 casos em 23 das 27 unidades federativas do Brasil. Neste ano, o número caiu para 44 casos, em quatro estados: Amapá (32 casos), São Paulo (8), Rio de Janeiro (2) e Pará (2).

Para interromper de vez a circulação do vírus, o Ministério da Saúde do Brasil apresentou um Plano de Ação comprometendo-se a acabar com o surto nos quatro estados remanescentes até o fim de novembro e seguir com medidas para manter a eliminação do vírus em todo o território nacional até 2023, com a participação dos três níveis de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro: nacional, estadual e municipal.

O sarampo é uma doença grave e altamente contagiosa causada por um vírus. Pode ser prevenida por uma vacina segura e eficaz, cujas doses devem ser administradas conforme o calendário nacional de vacinação de cada país.

 

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.


« Voltar