Notícias


Fiocruz lança site sobre ciência e saúde para a democracia

09 de Setembro de 2022


Bahia Notícias

A Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) lança nesta semana, em comemoração ao bicentenário da independência do Brasil, um novo site, que busca congregar todo o material sobre os eventos acadêmicos, científicos e culturais da instituição, além de fomentar novas iniciativas e a produção de conhecimento. 

De acordo com a entidade, a ideia é tornar todo esse conteúdo acessível. Nomeada como "Ciência e Saúde para a Soberania e a Democracia", a ferramenta vai ao ar no momento em que o patrono homônimo da FioCruz completa 150 anos e no ano em que se comemora os 30 anos da realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento e Meio Ambiente, a Eco 92. 

A coordenadora-geral do projeto, a a historiadora da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) Magali Romero Sá explica que  "o ano de 2022 é de extrema relevância para se refletir sobre o compromisso da Fiocruz com a ciência e a saúde, como pontos estratégicos para o desenvolvimento do bem estar social, da economia e da tecnologia. Essas efemérides tem o intuito de fazer a instituição e a sociedade pensarem sobre os acontecimentos históricos desses dois séculos de Independência e projetar o futuro que queremos, com igualdade de direitos, educação de excelência e saúde para todos".

 A plataforma é dividida em quatro áreas: 200 anos da Independência do Brasil, 150 anos de nascimento de Oswaldo Cruz e 30 anos da Eco 92. Na primeira área, as celebrações dos 200 anos da Independência buscam refletir sobre os avanços e recuos na formação do Brasil, destacando a ciência, a educação, a medicina e a saúde, com o intuito de discutir novos projetos de futuro. Podem ser acessados os seguintes temas: Saúde é democracia, Desenvolvimento e soberania e Políticas de saúde, todos com links e conteúdos específicos.

O site também disponibiliza uma extensa e detalhada Linha do Tempo, que destaca a participação das ciências e da saúde nos projetos de país nos últimos 200 anos; a trajetória do cientista Oswaldo Cruz, como ator fundamental em episódios científicos marcantes; bem como as reflexões, os recuos e projetos de futuro no campo da sustentabilidade ambiental 30 anos depois da Eco 92. É possível conhecer alguns marcos que determinaram a formação do país e os seus avanços científicos. A Linha do Tempo começa em 1818, com a criação do Museu Nacional, e vai até 2022, com a assinatura de um acordo de cooperação tecnológica que permitirá à Fiocruz a produção do Molnupiravir, primeiro antiviral oral para o tratamento da Covid-19, no Brasil. 

Ciência e Saúde para a Soberania e a Democracia também tem um espaço para a programação, em que aparecem eventos como o seminário internacional Ciência, saúde e ambiente: independências do Brasil?, que será promovido em 30 de setembro pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). O evento será realizado no Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), com presença de público, e também transmitido pelo YouTube.

Para ler a matéria na integra, clique aqui.


« Voltar