Notícias


Dicas para manter a pele saudável

11 de Agosto de 2022



Clima Tempo

O tempo seco pode ocasionar problemas respiratórios, mas nossa pele também sofre com a baixa umidade. Por isso, previna-se! 

Nossa saúde é afetada diretamente com a falta de chuvas, que deixa o ar seco e com alto índice de poluição, e a pele é uma das partes do corpo que mais sofrem neste cenário.

A dermatologista Thais Jerez, da Clínica Jerez (SP), dá algumas dicas de como proteger a pele em dias de tempo seco.

- Quais os principais cuidados que se deve ter em relação ao sol?
Devemos utilizar diariamente filtros solares com fatores de proteção, de preferência, com FPS acima de 30. Muito importante também é a reaplicação deste filtro a cada 2 horas, já que grande parte dele já foi embora da pele depois deste tempo. Além disso, evitar a exposição ao sol entre 10h e 14h, quando a ação do raio ultravioleta B é maior na Terra. Para peles sensíveis, que sofrem mais com o tempo seco, é recomendado o uso de filtros solares que já contenham hidratantes e substâncias calmantes.

- Como a poluição prejudica a pele?

A poluição prejudica todos os órgãos do nosso corpo e a pele, por ser a nossa forma de contato com o meio ambiente, é uma das mais afetadas. A poluição é capaz de gerar radicais livres em grande quantidade, que ocasionam a quebra de fibras de colágeno e elastina, promovendo um envelhecimento acelerado da pele. Além disso, pode favorecer o aparecimento de células cancerígenas, por dificultar a nutrição e oxigenação normal de nossas células.

- Como manter a hidratação da pele?

A pele deve ser hidratada de dentro para fora e de fora para dentro. Assim, é imprescindível bebermos, pelo menos, 2 litros de água por dia, além do uso de hidratantes. Outra dica é não exagerar na temperatura e no tempo dos banhos, que promovem um ressecamento ainda maior da pele. Hoje já existem hidratantes que podem ser usados durante o banho, para aquelas pessoas que tem preguiça de aplicar o produto após o banho.

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.


« Voltar