Notícias


Energia Solar já é realidade na COOMEB

20 de Junho de 2022



São muitos os motivos para se investir em energia solar, os mais indiscutíveis são: grande economia na conta de energia, valorização do imóvel, o retorno do investimento, além da sustentabilidade. Pensando nesses benefícios, que impactarão de forma positiva diretamente a vida de todos os colaboradores e cooperados, a Cooperativa de Trabalho dos Médicos do Brasil (COOMEB) investiu na instalação de placas fotovoltaicas na sede. A empresa responsável pela instalação das placas já foi escolhida e o termo de compromisso já foi assinado. Com a boa evolução do projeto, rapidamente a COOMEB se juntará ao grupo de entidades que contribuem para um mundo mais sustentável.


Foi um longo processo até escolher a empresa responsável pela instalação das placas fotovoltaicas. Todo o Conselho de Administração da COOMEB se juntou, organizou rodadas de entrevistas e conheceu as diversas empresas do mercado nacional. Porém, a que mais se encaixou na necessidade da cooperativa foi a Ciklo Energia Solar. A empresa é recifense com atuação em todo o Brasil. A proximidade e os trabalhos já desenvolvidos na cidade foram triviais para fechar a parceria.


"O processo de escolha foi árduo. Por dia, entrevistávamos até quatro empresas. Todas possuem trabalhos excelentes, mas o nosso foco era trabalhar com uma empresa que pudesse estar perto da gente quando precisássemos, além de garantir a qualidade do trabalho", contou a presidente da COOMEB, Ana Paula Petribú. A energia solar fotovoltaica é obtida quando a luz solar se converte em eletricidade, utilizando uma tecnologia baseada no efeito fotoelétrico. Trata-se de um tipo de energia renovável, inesgotável e não poluente, que pode ser gerada em instalações que vão desde os pequenos geradores para autoconsumo até as grandes usinas fotovoltaicas.


No caso da COOMEB, serão instaladas placas de energia solar em toda área de teto da sede.A instalação começará ainda este mês. Toda a energia produzida será de utilidade para o uso dos consultórios, área comum dos colaboradores, setor administrativo e sala de espera de atendimento. Toda energia produzida que não for utilizada, será destinada à rede de distribuição elétrica, impactando em economia financeira para a cooperativa.


"Esse era um planejamento antigo da nossa cooperativa. Com a solidificação dos nossos processos e o fortalecimento das nossas práticas administrativas, foi possível agora dar esse importante passo. E muito dessa obra devemos ao nosso cooperado, que tem nos apoiado e contribuído dentro das etapas de crescimento da cooperativa", contou o secretário geral da COOMEB, Giovanni Ratacasso Filho.

Como o contrato já está firmado, as visitas de viabilidade técnica já completas e a instalação agendada, em pouco tempo os cooperados perceberão a funcionalidade das placas na cooperativa. Toda instalação, monitoramento e capacitação dos colaboradores da casa para manuseio dos equipamentos será de responsabilidade da própria Ciklo Energia Solar.


« Voltar