Notícias


“Sono de qualidade, mente sã, mundo feliz”: 19/3 – Dia Mundial do Sono

18 de Março de 2022


Biblioteca Virtual em Saúde

O Dia Mundial do Sono é um evento anual de conscientização iniciado por um grupo de profissionais de saúde e membros da comunidade médica que trabalham e estudam essa área da medicina. O objetivo da primeira comemoração da data, em 2008, foi reunir profissionais de saúde para discutir e distribuir informações sobre o tema.

Atualmente organizado pela Sociedade Mundial do Sono (World Sleep Society), o evento visa diminuir o peso que os problemas do sono provocam na sociedade, por meio da prevenção e do manejo desses distúrbios.

Para o ano de 2022, o tema escolhido é “Sono de qualidade, mente sã, mundo feliz”:

– Sono de qualidade ajuda a manter a saúde mental;

– Sono melhor pode ajudar as pessoas a se concentrarem durante o dia;

– A fadiga pode nos sobrecarregar física, mental e emocionalmente.

Por essas e outras razões, o sono é um pilar fundamental da saúde humana.

No Brasil, de 18 a 24 de março acontece a Semana do Sono, cujo objetivo é trazer para a população informações qualificadas, novidades e as últimas pesquisas sobre o assunto.

Existem mais de 100 distúrbios do sono, sendo a insônia e a apneia obstrutiva do sono os mais comuns. Outros distúrbios também podem estar presentes como a apneia central do sono, o bruxismo, o sonambulismo e o movimento periódico de pernas.

Os distúrbios do sono frequentemente estão associados a doenças cardiovasculares (doença arterial coronariana, arritmias e hipertensão arterial), metabólicas (obesidade e resistência à insulina), gastrointestinais (refluxo), psiquiátricas (depressão e ansiedade), neurológicas (alterações cognitivas, epilepsia, déficit de atenção, acidente vascular encefálico), dificuldades de memória e de aprendizado, além de um maior risco de acidentes.

Dois processos servem para regular o sono: o ciclo circadiano (C) e o controle homeostático (S). O processo C refere-se ao nosso relógio interno, regulado pelo núcleo supraquiasmático no hipotálamo. Esse relógio regula e controla o ciclo de sono-vigília de 24 horas por meio da influência da luz e da melatonina. Na ausência de luz, a melatonina é produzida, promovendo o sono. Por isso, utilizar o celular ou assistir TV à noite pode ser prejudicial e retardar a indução do sono.

Já o processo S promove o sono com base na quantidade de horas que passamos acordados. Durante a vigília, nosso cérebro acumula substâncias que promovem o sono. Quando dormimos, liberamos essas substâncias e, então, nos sentimos alertas novamente. Por isso, cochilar à tarde por muito tempo pode esgotar as substâncias promotoras do sono e atrapalhar o sono da noite.

O descanso reparador acontece quando sincronizamos os horários de sono/vigília com nosso relógio interno e nossa propensão para dormir, encontrando o equilíbrio perfeito entre o processo C e o processo S.

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.


« Voltar