Notícias


Pandemia reduz busca por tratamento no SUS para deixar de fumar

15 de Setembro de 2021


INCA

A pandemia do novo coronavírus fez a procura pelo tratamento para deixar de fumar cair em 2020. Já no primeiro quadrimestre do ano passado, houve queda de 37% nos atendimentos comparado ao mesmo período de 2019. Mas foi no período de maio a agosto de 2020 que ocorreu a maior queda na procura com uma redução de 75%. Esse intervalo de tempo foi marcado pelo agravamento da pandemia, com absorção total das unidades de saúde atendendo os casos de covid-19, além de ser um momento em que a população evitava o comparecimento aos estabelecimentos de saúde, bem como sair de casa. Essa junção de fatores fez reduzir a oferta e demanda pelo tratamento do tabagismo. 

Os dados constam do relatório Tratamento do Tabagismo no SUS Durante a Pandemia de Covid-19 – Resultados, elaborado pelo INCA, e que será apresentado dia 25, durante a cerimônia de abertura das comemorações do Dia Nacional de Combate ao Fumo 2021 (29 de agosto). O evento será transmitido pela TV INCA. 

O tratamento do tabagismo é ofertado no SUS na Atenção Básica, centros de Atenção Psicossocial e Atenção Especializada. Nos três quadrimestres de 2020, a maior redução foi registrada nas unidades da Atenção Básica,  que são em maior número e porta de entrada para a população que necessita de cuidados à saúde, como parar de fumar.

Para reduzir esse impacto negativo, entre as medidas tomadas pelo Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), coordenado pelo INCA, estão cuidados a distância, com estímulo para uso de  ferramentas tecnológicas, como os aplicativos WhatsApp, Zoom, Skype e outros para teleatendimento, capacitação de cerca de 5.400 profissionais de saúde para tratamento ao fumante, fortalecendo não só a Atenção Básica sobrecarregada, mas também aos centros de Atenção Psicossocial e Atenção Especializada e o desenvolvimento de diversos materiais para apoiar a população, os fumantes e as equipes de Saúde, como notas técnicas, alertas, infográficos, cards e mini vídeos.

Na cerimônia haverá a participação, por vídeo, do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. O público também poderá conhecer ações do PNCT no âmbito da Atenção Primária à Saúde e detalhes da campanha do Dia Nacional de Combate ao Fumo deste ano.

Ainda no evento de abertura, o debate A melhor escolha é não fumar, mediado pela jornalista Luanna Bernades, da rádio BandNewsFM, vai reunir profissionais e gestores em Saúde conversando acerca das ações que podem impedir ou levar as pessoas a deixarem de fumar.

 

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.


« Voltar