Notícias


Atualizações sobre o tratamento de infecções no trato urinário baixo em gestantes e não gestantes

06 de Setembro de 2021


PEBMED

A infecção do trato urinário (ITU) é uma doença frequente em mulheres em idade reprodutiva e é a doença infecciosa que gera uma maior busca pelo atendimento médico em emergências e consultas ambulatoriais. Estima-se que mais do que 50% das mulheres vão apresentar, pelo menos, um episódio sintomático de ITU durante a vida. E após o primeiro episódio, 24% das mulheres jovens vão apresentar recorrência em 6 meses, e 2 a 5% evoluirão para quadros de recorrências frequentes. 

Devido a redução da susceptibilidade bacteriana aos antimicrobianos, especialmente devido ao uso inadequado ou não criterioso dos mesmos nas últimas décadas, diversas instituições ou entidades reguladoras em diferentes países realizam a revisão dos perfis de resistência nacionais, estabelecem e atualizam os critérios e orientações para a terapia antimicrobiana. Tais medidas estão incluídas na proposta de uso racional de antimicrobianos e buscam evitar o surgimento e/ou a seleção de bactérias multirresistentes, como as enterobactérias produtoras de betalactamases de amplo espectro, especialmente Escherichia coliKlebsiella spp., Enterobacter spp., e Klebsiella pneumoniae produtoras de carbapenemases (KPC). 

Em 2020, a Sociedade Brasileira Infectologia (SBI), a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), divulgaram um consenso conjunto, utilizando também documentos atualizados da Infectious Diseases Society of America (IDSA), European Association of Urology (EAU), U.S. Preventive Services Task Force (USPSTF), American College of Obstetricians and Gynecologists (ACOG), National Institute for Health and Care Excellence NICE–UK), Ministério da Saúde brasileiro, American Urologic Association (AUA), Canadian Urological Association (CUA), e Society of Urodynamics, Female Pelvic Medicine & Urogenital Reconstruction (SUFU). Tal esforço conjunto resultou em recomendações atualizadas para o tratamento de infecções do trato urinário baixo de mulheres gestantes e não gestantes. Abaixo descrevemos as principais orientações.

Bacteriúria assintomática

Consiste em condição benigna definida como a presença de uma ou mais espécie bacteriana em concentração ≥ 105 unidades formadoras de colônias (UFC/mL) em urina obtida de jato médio ou ≥ 102 UFC/mL em espécie obtido por cateterismo, independente da presença de piuria e na ausência de sinais ou sintomas de ITU. Resumo das recomendações:

  • Não requisitar urinocultura em pacientes adultos sem sintomas urinários (mesmo se alteração de coloração ou odor), exceto se gestante ou pré-realização de procedimento urológico invasivo;
  • Não requisitar urinocultura após tratamento terapêutico, exceto em gestantes

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.


« Voltar