Notícias


Variante Delta também pode ser transmitida em ambientes abertos

16 de Agosto de 2021



R7

Desde o começo da pandemia, cientistas e profissionais de saúde são claros sobre o menor risco de transmissão da covid-19 em ambientes abertos. A Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, publicou um estudo no Jornal de Doenças Infecciosas, da Universidade de Oxford, mostrando que a transmissão em lugares ao ar livre era até 20 vezes menos provável, se comparado com locais fechados. Porém, o surgimento da variante Delta parece ter mexido com essa evidência. 

"Temos documentados, de uma maneira consistente, que a transmissão acontece ao ar livre, por meio de pessoas muito próximas e por um tempo mais longo juntas, como um show ou uma festa de casamento. Um tempo mais longo junto de pessoas que estão fora do seu núcleo familiar, a doença já se espalha", explica a infectologista Raquel Stucchi, professora da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

A cepa que apareceu na Índia tem uma capacidade de contágio maior do que a Alfa (surgida no Reino Unido), Beta (África do Sul), Gama (Brasil) e que o SARS-CoV-2 original. De acordo com o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) do governo dos Estados Unidos, a Delta tem transmissão igual à catapora. 

Raquel alerta que não é necessário estar em lugares abertos com multidão para ser infectado com a variante. "Não é necessário estar em ambiente com muitas pessoas. O primeiro relato que temos é de uma festa de casamento nos Estados Unidos. Dois casais que não se conheciam se sentaram na mesma mesa. Os convidados tinham resultado do PCR negativo. Mas, uma das pessoas dos casais começou a ter sintomas 24 horas após o casamento. Era um paciente que ainda não tinha apresentado sintomas, mas estava com covid e era a Delta. O outro casal que compartilhou a mesma mesa acabou adoecendo também", conta a infectologista.

Que ainda acrescenta: "Os assintomáticos, os vacinados ou não-vacinados transmitem a Delta do mesmo jeito. Ela tem uma taxa de transmissibilidade muito grande."O Ministério da Saúde registrou oficialmente 702 casos, em 14 estados e no Distrito Federal, sendo que esses números podem estar subnotificados diante da baixa porcentagem de sequenciamento genético feito no país.

A volta das atividades normais no Brasil, associada às 7 milhões de pessoas que não retornaram para a segunda dose, segundo informações do ministro da Saúde Marcelo Queiroga, e pouco menos de 23% da população vacinada facilita ainda mais a disseminação da Delta por aqui. 

 

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.


« Voltar