Notícias


Onda de frio intenso exige cuidados especiais com saúde

30 de Julho de 2021



R7

A previsão do tempo indica que o Brasil, principalmente as regiões Sul e Sudeste, vai enfrentar temperaturas ainda mais baixas que o normal durante o inverno, desta quinta-feira (29) e até sábado. O tempo frio requer alguns cuidados especiais, já que as doenças respiratórias são comuns nesse período.

Fernão Bevilacqua Alves da Costa, otorrinolaringologista da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo, explica que o comportamento das pessoas no frio é propício ao aparecimento de algumas doenças.

"O inverno, diferentemente de outras estações, a população tende a ficar aglomerada, o que favorece a transmissão das doenças por vírus. A rinite, sinusite e faringite que está na parte mais alta do sistema respiratório e, claro, a pneumonia, broncopneumonias. São as doenças mais comuns relacionadas à nariz, garganta, parte pulmonar e traqueia são as mais acometidas", explica o especialista.

A exposição ao frio faz com que o organismo humano se esforce ainda mais para manter a temperatura do corpo na faixa dos 36º, que é o ideal para as pessoas. Com isso, as extremidades, pé, mão e cabeça, tendem a ficar mais geladas e a proteção dessas áreas é fundamental para ajudar o corpo a reagir às temperaturas frias.

Além disso, outras medidas simples ajudam a evitar o adoecimento. Esqueça os banhos longos e quentinhos e recupere todas aquelas recomendações de mães e avós.

"Evitar banhos muitos quentes e longos, porque as mudanças bruscas de temperaturas podem comprometer o sistema imunológico. Se alimente bem, com aporte suficiente de calorias, vitaminas e proteínas; durma bem, o máximo que puder; evite lugares cheios e não permanecer em ambientes fechados, sem ventilação sem usar máscaras e higienização correta. Não sair com cabelo molhado no frio e evitar andar descalço", alerta Fernão Bevilacqua.

A tendência no inverno também inclui dias secos, mais uma agravante para sistema respiratório. "A temperatura baixa, interfere demais no sistema fisiológico do nariz e dos pulmões. O nariz entre outras funções serve para aquecer, filtrar e umidificar o ar que vai ao pulmão. Se o ar está muito frio e seco, o ideal é aquecer e umidificar o ar, podemos usar umidificador. Quando colocamos um aquecedor no quarto ou ambiente, pode diminuir a quantidade de umidade, então é bom balancear o aquecedor com a umidificação", diz o otorrinolaringologista.

O médico ainda ressalta que praticar esporte nessa época precisa de atenção. "Quem gosta de fazer atividades físicas nos horários mais frios, precisa usar vestimenta correta, para não se expor à diferença de temperatura. Já que a pessoa estará com o corpo quente, contratando com a temperatura fria. Além de respirar o ar frio", acrescenta ele.

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.


« Voltar