Notícias


Cooperados da COOMEB participam de curso de ACLS

29 de Janeiro de 2019



Em parceria com o Sescoop/PE, cooperados da Cooperativas dos Médicos do Brasil (COOMEB) participaram do curso sobre Suporte Avançado de Vida Cardiovascular, mais conhecido pela sigla ACLS. O curso, ministrado pela Associação do Centro de Estudos Agamenon Magalhães, prepara profissionais da saúde par situações reais em meio à situações e emergências hospitalares. Ao todo, 13 representantes da cooperativa participaram da prática, que aconteceu durante o último sábado (26) e domingo (27), no Hospital Agamenon Magalhães.

Anualmente, a cooperativa, com o apoio do Sescoop/PE, envia uma turma de médicos para participar do curso. Com essa medida, o órgão faz cumpre um dos objetivos finalísticos que aborda sobre a promoção de iniciativas voltadas para a saúde e segurança no trabalho, além na qualidade de vida do público.

Todo o curso foi projetado para o profissional que já participa de equipes envolvidas com atividades emergenciais, gestão de parada cardiorrespiratória e situações de emergência cardiovascular. As aulas, para o grupo de cerca de 30 profissionais que compareceram à capacitação, tiveram o propósito para relembrar assuntos vistos durante o tempo de estudos acadêmicos e também na busca de métodos mais eficazes na hora da ação. Envolvendo teoria e prática, que foi realizada com o auxílio de bonecos de socorro, foi possível abordar tópicos da circulação artificial, ressuscitação cerebral, síndromes coronárias e fazer um treinamento em desfibriladores semiautomáticos.

Somado a questões técnicas da medicina, o curso também trabalha a gestão da liderança de equipe e a competência do líder em meio a situações de extrema emergência.

“Atos de responsabilidade médica são bem praticados durante o curso. Para simular toda a situações de estresse durante a tentativa de salvar o paciente, nós criamos todo um ambiente hospitalar para analisar a desenvoltura do profissional. Somado ao aprendizado que o médico possui, tentamos inserir conhecimentos sobre coordenação de equipe e a liderança funcional, que são tópicos muito úteis em meio a um momento de risco”, comentou a coordenadora do curso, Mariana Guerra.


« Voltar