Notícias


Covid-19: 4 boas notícias sobre novos tratamentos em testes contra a doença

02 de Abril de 2021



Correio Braziliense

Desde o início da pandemia de coronavírus, já foram registrados no planeta nada menos do que 2,7 mil ensaios clínicos de tratamentos experimentais contra a covid-19. São testes envolvendo humanos. É o que mostram dados de uma plataforma internacional International Clinical Trials Registry Platform, que reúne cadastros de estudos desse tipo prestes a serem iniciados. Até o momento, cerca de 1,6 mil ensaios estão ativamente recrutando voluntários ou já completaram esta etapa de experimentos, seja com remédios, alguns tipos de vacinas e até terapias alternativas.

Os ensaios clínicos são exigidos por agências sanitárias para comprovação da segurança e eficácia de um tratamento, e seu posterior registro e comercialização. Na América Latina, o Brasil é o país com mais ensaios clínicos relativos à covid-19 planejados ou em execução em seu território: 159. No mundo, quem lidera são os Estados Unidos, com 532.

Diante dessas milhares de apostas, apresentamos quatro tratamentos experimentais contra a covid-19 que apresentaram avanços no último mês, no Brasil e no mundo.

1. Soro desenvolvido no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu sinal verde, na última quarta-feira (24/3), ao início de testes clínicos com um soro desenvolvido pelo instituto Butantan, vinculado ao governo estadual de São Paulo.O soro, um líquido injetável rico em anticorpos contra o coronavírus, é destinado a pessoas já infectadas e busca frear o agravamento da doença, impedindo por exemplo que ela ataque o pulmão.

Os testes com cobaias tiveram resultados "extremamente" efetivos, segundo o Butantan.Ainda não há data determinada para início, mas os testes com pessoas devem começar em breve, segundo contou à BBC News Brasil Ana Marisa Chudzinski Tavassi, bioquímica e diretora do Centro de Desenvolvimento e Inovação do instituto.

Também está sendo definido o número de voluntários, mas pela natureza do tratamento, a abrangência menor do que em testes com vacinas. Elas são planejadas para serem aplicadas na população geral e têm função preventiva - diferente de tratarem alguém já infectado, como faz o soro.O Butantan é responsável pela produção e fornecimento de outros soros para todo o país, como contra a raiva e venenos de cobras. No tratamento desenvolvido contra a nova doença, o coronavírus foi isolado de um paciente, multiplicado, inativado (para não desencadear uma infecção) e aplicado em cavalos em uma dose segura para não adoecerem.Os animais funcionam como "fábricas" de anticorpos, produzidos em contato com o vírus e depois retirados para compor o soro aplicável em humanos.

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.


« Voltar