Notícias


Na pandemia, setor privado de saúde mostra seu papel, diz CEO da Qualicorp

09 de Junho de 2020



Exame

Para o presidente da Qualicorp, Bruno Blatt, a pandemia do novo coronavírus ampliou a relação e parceria entre o setor público de saúde e as empresas privadas. “Claro, a iniciativa privada tem como objetivo distribuir lucro para os seus acionistas, mas tem um enorme papel na sociedade. Nesse momento de tragédia, da pandemia, acho que o privado mostrou sua participação na sociedade”, disse, em entrevista à EXAME.

A Qualicorp, administradora de planos de saúde coletivos e líder desse mercado, foi fundada em 1997, tem 2.000 funcionários diretos e 2,5 milhões de beneficiários. Reúne 522 entidades de classe, 32.000 empresas como clientes e 64 operadoras parceiras.

Blatt falou aos jornalistas João Pedro Caleiro e Gabriela Ruic em entrevista para a série EXAME Talks, no YouTube, sobre o papel dos planos de saúde na crise do coronavírus. Segundo Blatt, diversas empresas privadas realizaram doações para o setor de saúde, como respiradores, e se uniram para construir hospitais de campanha voltados para cuidar de pacientes de covid-19.

A Qualicorp realizou uma doação de 9 milhões de reais, tanto para uma reforma na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, em conjunto com a Rede D’Or, SulAmérica e outros, quanto para a construção de um hospital de campanha no Parque dos Atletas, no Rio de Janeiro.

Além disso, lançou um fundo solidário de 2 milhões de reais. voltado para o corretor de planos de saúde, que muitas vezes viu sua renda encolher com a pandemia  são 35.000 vendedores parceiros. 

Com a redução de emprego e de renda, o acesso a planos de saúde pode ficar mais restrito. “Nosso papel é facilitar o acesso a planos de saúde privados. Não somos tomadores de risco e não teremos hospitais e clínicas para a verticalização da empresa, mas buscamos tudo o que pudermos fazer para o usuário ter mais acesso a planos mais baratos”, disse Blatt. 

A pandemia também motivou propostas de criação de fila única em UTIs de hospitais públicos e privados, já que vários hospitais já não comportam receber novos pacientes de covid-19. “É momento de se unir e atacar esse enorme desafio, cada um em seu universo”, diz o presidente.

Menos de 25% dos brasileiros têm um plano de saúde privado, enquanto mais de 75% — cerca de 160 milhões de pessoas — dependem exclusivamente do SUS.

 

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.


« Voltar