Notícias


Ministério da Saúde divulgará dados de Covid-19 em plataforma interativa

08 de Junho de 2020


Ministério da Saúde

O novo modelo de divulgação de informações sobre a COVID-19 abordará o cenário atual da doença, com análise de casos e mortes por data de ocorrência, de forma regionalizada. Dessa forma, toda a rede de atenção à saúde estará em condições de se adequar e agir com mais efetividade contra a doença. O uso da data de ocorrência (e não da data de registro) auxiliará a se ter um panorama mais realista do que ocorre em nível nacional e favorecerá a predição, criando condições para a adoção de medidas mais adequadas para o enfrentamento da COVID-19, nos âmbitos regional e nacional

O Ministério da Saúde vem aprimorando os meios para a divulgação da situação nacional de enfrentamento à COVID-19. Os dados fornecidos nas coletivas de imprensa passaram a ser entregues em plataforma online, o que só reforça a transparência de informações para que toda a população realmente tenha acesso a qualquer momento às informações acerca da pandemia.

Hoje, em qualquer lugar do país e do mundo, profissionais de saúde, gestores, imprensa e a população em geral podem verificar o cenário brasileiro da evolução da pandemia e todos os investimentos e repasses de recursos financeiros federais (destinados à preparação de estados e municípios para o enfrentamento à COVID-19), além dos reforços adicionais em pessoal de saúde contratado pela União e enviado às diferentes regiões e as distribuições de medicamentos, vacinas, ventiladores, equipamentos de proteção individual (EPI) realizadas pelo governo federal, assim como todos os instrumentos publicados, como orientações, notas técnicas, portarias e boletins epidemiológicos. A interação deve aumentar com nova plataforma de dados que deve ser disponibilizada nesta semana.

Busca-se a elaboração e a disponibilização de dados epidemiológicos, estatísticos e fidedignos, com base em números reais e transparentes e atualização periódica. Somente com informações epidemiológicas confiáveis, será possível a avaliação das medidas atuais e o planejamento de ações futuras para combater a propagação do novo coronavírus. Permitindo, com isso, a adoção de medidas de prevenção, de distanciamento social e de adequação de suas estruturas de atenção à saúde, por parte dos gestores municipais e estaduais.

CONTINUIDADE DA INFORMAÇÃO

Desde o início da pandemia, o Ministério da Saúde tem trabalhado para disponibilizar o maior número de dados possíveis. Foram criadas algumas "interfaces de acesso" (API) que são utilizadas pelos Estados e municípios, para auxiliar na tarefa de vigilância epidemiológica e consequentemente no combate à pandemia. Com a evolução da pandemia, identificou-se que a ferramenta atual foi baseada em uma visão epidemiológica e verificou-se a necessidade de uma linguagem mais clara para a população.

Destaca-se que está ocorrendo um problema no acesso dos estados à base de dados do e-SUS acessada via API. Os dados a partir de 28 de abril estão indisponíveis. Do total de mais de 2,6 milhões de notificações, só estão disponíveis pouco mais de 439 mil. Alguns estados e o CONASS relataram esta problemática, fazendo com que este Ministério trabalhasse com o DATASUS para resolver essa situação. Contudo, os dados podem ser acessados no link para o open SUS e fazer suas pesquisas com os dados disponíveis no opendatasus.saude.gov.br.

 

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.


« Voltar