Notícias


COOMEB leva o cooperativismo para a festa de carnaval

18 de Fevereiro de 2020



A folia tomou conta das ruas do Recife Antigo, na tarde do último domingo (16), dia da saída do bloco Todos Coop na Folia. Na terceira edição do evento, o bloco consegui reunir ainda mais foliões para celebrar uma das principais festas do calendário pernambucano, além de promover a cultura da cooperação. Cada pessoa com a camisa alusiva ao Todos Coop na Folia contribui com dois quilos de alimentos não-perecíveis, que serão doados para instituições com trabalhos sociais. Ao todo, foi possível arrecadar aproximadamente 100 quilos de alimentos. A COOMEB, na função de promover a cultura da cooperação e disseminar a doutrina, os valores e princípios do cooperativismo, foi uma das grandes apoiadoras do evento.

Neste ano, além da COOMEB, o bloco foi apoiado pelas cooperativas Coopanest-PE, Fecoerpe, Sicredi Pernambucred,Cooates, Sicoob Centro Nordeste, Cooperfretur, Coopestar, Coopertrans-PV, Cooprovepe, Coperata e Aurora. Gestores, colaboradores, cooperados e familiares dessas cooperativas se juntaram para festejar o dia, o que formou um grande momento de confraternização.

Ao chegar na concentração, em frente ao edifício do Banco do Brasil, o público era recepcionado por uma orquestra de frevo e passistas, que a todo momento ensinavam ao público os passos mais difíceis da música genuinamente pernambucana. Aos poucos, o público que circulava pelas ruas do Recife Antigo foi se aproximando e dando mais massa à festa.

De acordo com o presidente da Coopestar, Augusto Cabral, que acompanhou todo o percurso do bloco, a festa representa bem o espírito cooperativo. “Essa é uma festa para celebrar a união das pessoas. O cooperativismo é um movimento genuinamente feito e pensado nas pessoas. Nada melhor do que as reunir para integra-las com o que acontece na cidade e mostrar a beleza desse movimento”, comentou o dirigente.  

A iniciativa do bloco também foi elogiada pelo presidente do Sistema OCB/PE, Malaquias Ancelmo de Oliveira. Vendo o crescimento do bloco, ele sugeriu descentralizar a festa para outras regiões. "Toda iniciativa que divulgue e chame as pessoas para conhecer mais o cooperativismo é bastante louvável. Para ficar ainda mais bonita, ela deve ganhar outras regiões do Recife. Além dessa festa no Recife Antigo, vamos sugerir que ela acontece no entorno da OCB/PE. Assim, faremos com que as pessoas que trabalhem e morem nas proximidades também possam aproveitar essa beleza que aconteceu no centro da cidade", sugeriu o presidente do Sistema OCB/PE.


« Voltar