Notícias


Primeiros socorros de um AVC

07 de Janeiro de 2020



R7

Um acidente cerebrovascular (AVC) se deve a uma hemorragia no cérebro, ou pode ocorrer, ademais, quando o fluxo sanguíneo não circula de forma adequada até o órgão. Por conseguinte, ao longo de alguns minutos, o cérebro começa a falhar porque os neurônios não conseguem obter os nutrientes essenciais. Os primeiros socorros de um AVC e buscar atenção médica imediata são os primeiros passos que devemos dar ante essa situação, já que é uma emergência grave. Quanto antes se administra o tratamento, maiores chances de minimizar o dano.

No caso de estar frente a frente de um possível AVC, use o exame “FAST” para lembrar os sinais de advertência:

Rosto (Face): o rosto da pessoa cai para um lado quando tenta sorrir?
Braços (Arms): um braço fica mais baixo quando o indivíduo tenta levantar ambas extremidades?
Fala (Speech): a pessoa pode repetir uma oração simples? Balbucia ou é difícil entendê-la?
Tempo (Time): durante um acidente cerebrovascular, cada minuto é importante. Disque imediatamente o número da emergência.

Além destes sintomas, existem outros sinais característicos de um acidente cerebrovascular que se apresentam de forma repentina. Alguns deles são:

Fraqueza ou adormecimento em um lado do corpo.
Visão borrada ou perda de visão, principalmente de um só olho.
Dor de forte de cabeça sem causa aparente.
Tonturas, instabilidade ou desmaios.
Primeiros socorros em caso de infarto
Se a pessoa estiver inconsciente e não responde quando a toca ou quando fala com ela, deve-se colocá-la de barriga para cima e elevar o queixo com uma mão. Além disso, há que comprovar se a pessoa está respirando, aproximando o ouvido na boca, escutando seu peito e sentindo a respiração. No caso de não respirar, há que começar o processo de reanimação.

A reanimação cardiopulmonar é um procedimento realizado quando nos encontramos ante uma vítima em parada cardiorrespiratória. Cabe dizer que às vezes é necessário fazer um curso de primeiros socorros para saber quais manobras devem ser aplicadas. No entanto, saber as técnicas básicas da RCP será útil para todos, já que uma emergência com estas características pode acontecer no momento mais inesperado e todo mundo pode ser uma vítima.

A RCP tem duas fases que vão se alternando:

Compressões torácicas: estas mantêm a circulação sanguínea.
Respiração boca a boca: com ela, é possível fornecer oxigênio para a vítima.
Em primeiro lugar, faça as compressões torácicas para que o sangue siga fluindo pelos órgãos. Para isso, fique de joelho junto ao paciente e coloque a palma da mão – o carpo – no centro do peito da vítima. Em seguida, coloque a outra mão sobre a primeira e entrelace os dedos. Com um ritmo de 100 a 120 compressões por minuto, faça 30 compressões.

 

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.


« Voltar